quarta-feira, 30 de maio de 2018

Europeade - Viseu 2018


Programa
A cerimónia de abertura está programada para a noite de 26 de julho no Estádio do Fontelo. Durante este dia decorrerá no Parque Aquilino Ribeiro o Forum Europeade, enquanto que as ruas da cidade vão ser placo de inúmeras atuações.
Antes, a 25 haverá uma recepção aos participantes no centro histórico.
Além dos grupos presentes, existe toda uma programação feita à volta das raízes populares e que contempla a arte contemporânea. Katty Xiomara e Moullinex são dois artistas que receberam encomendas inspiradas no folclore de Viseu: a primeira para desenvolver criações de moda e o segundo para criar um projeto musical 'eletro-folk'. A autarquia concedeu também apoio para a criação de um espetáculo de dança contemporânea da escola Lugar Presente e da Companhia Paulo Ribeiro inspirado na temática do folclore e endereçou o convite à artista Cristina Rodrigues para a organização de uma exposição de obras próprias dedicadas à temática das artes populares.

Para o dia 27 de julho estão previstas algumas surpresas com concertos que aliam o contemporâneo ao folk, além da apresentação dos grupos infantis que também fazem parte deste evento mundial; enquanto que no dia seguinte o momento alto acontecerá pelas 16h00 com o desfile pelas ruas de Viseu e, à noite, um baile no Adro da Sé.

No último dia do festival de folclore, a cerimónia de encerramento vai voltar a ter o Estádio do Fontelo como palco.

A Câmara de Viseu espera que este seja um evento impulsionador do setor do turismo no concelho com a visita de milhares de pessoas. Para a conquista, a autarquia lançou mão do plano “ViseuFolk” para resgatar e valorizar o folclore e a cultura popular, de forma a oferecer uma oferta turística mais diversificada que prenda os visitantes durante mais dias no concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário