terça-feira, 15 de maio de 2018

34º Festival Nacional de Folclore do Caçador

Como é habitual, o Rancho do Caçador realiza o seu festival nacional de folclore no último semana de Junho, este ano coincidiu com a noite de São João a 24 de Junho.



No 34º Festival Nacional do Caçador estiveram presentes para além do nosso grupo que orgulhosamente representa a Beira Alta, região Dão Lafões, o Grupo Etnográfico de Samuel (GES), vindo de Coles de Samuel, concelho de Soure, representando a Beira Litoral, mais propriamente a região da Gândara, Bairrada e Mondego, o Rancho Folclórico de Torres Novas, vindo de Torres Novas e representando o Folclore Torrejano, o Grupo Folclórico de Crastovães vindo de Crastovães, freguesia de Trofa e concelho de Águeda, representando a Beira Litoral, mais propriamente a região do Baixo Vouga e por fim o Grupo Folclórico da A.C.R. Sr.ª Aparecida, que chegou de Lousada e representou o Folclore da região de Entre Douro e Minho.
Um conjunto de grupos federados de grande qualidade, fazendo deste festival exemplo de qualidade, como tem sido apanágio, neste festival que orgulhosamente realizamos.

Apesar de ser um dia muito preenchido e muito trabalhoso, não deixa de ser um dia festa para todos os componentes, que unidos arregaçam as mangas e juntos colaboram para que o tudo corra na perfeição.




Tudo é feito na nossa associação pelas mãos dos nossos valorosos componentes, por isso apesar do intenso labor, fica a satisfação no final do dever cumprido.




Após a recepção dos grupos convidados por parte dos guias, que acompanharam os seus grupos durante a sua estadia no Caçador, foi servido o jantar convívio na nossa sede para cerca de 300 pessoas.



Ao início da noite e após um pequeno desfile, deu-se inicio ao festival, o momento alto, com apresentação do nosso amigo Miguel de Almeida, um conhecer como ninguém desta cultura que tentamos preservar, que é o folclore.


Muito público para receber estes grandes grupos, que por certo não deram o seu tempo por perdido dada a qualidade presenteada.

Foram cerca de vinte minutos de atuação de cada grupo, onde podemos ver e ouvir a diversidade de folclore que vieram desde Torres Noves até ao Minho.


Grupo Etnográfico de Samuel (GES)

Rancho Folclórico de Torres Novas

                                                        Grupo Folclórico de Crastovães


                                                       Rancho Folclórico do Caçador



Grupo Folclórico da A.C.R. Sr.ª Aparecida

O Caçador gosta e sabe receber como ninguém, na nossa casa gostamos que os nossos amigos levem consigo uma imagem única do Caçador e da cidade de Viseu.

Um agradecimento, a todos os componentes e alguns amigos, que colaboraram de perto na organização de festival. Mais uma vez ficou demonstrada a união e a garra destas gentes do caçador, e que sem o contributo de todos, tudo se tornaria mais difícil.

Sem comentários:

Enviar um comentário