domingo, 5 de abril de 2020

XL Festival Internacional de Folclore da Casa do Povo de Lanheses - Viana do Castelo

No dia 3 de Agosto fomos até ao Minho, mais propriamente a Lanheses, junto a Viana do Castelo para participar na 40ª edição do festival internacional de folclore da Casa do Povo de Lanheses. 
Um festival internacional com representações de Espanha, Polónia, Sérvia e naturalmente Portugal.

Foi na Casa do Povo de Lanheses que decorreu a Cerimónia de boas vindas aos grupos participantes no festival, com a presença de vários representantes das entidades locais.

Para além dos discursos habituais, houve ainda lugar à tradicional entrega de lembranças.


Durante a tarde, ainda tivemos oportunidade de visitar o Paço de Lanheses, local onde iriam decorrer as Festividades.Paço de Lanheses, uma bela mansão e quinta remonta ao século XVI e foi ampliada durante o século XVIII e ainda permanece na mesma família nos dias de hoje.

Neste dia de portas abertas para que todos os participantes pudessem visitar este lugar recheado de história e tradições.



Para o final da tarde, também nas instalações da Casa do Povo estava preparado um mega jantar convívio com que o que de melhor tem a gastronomia da região.



A anteceder o festival, decorreu um pequeno desfile que levou os grupos desde o centro de Lanheses até ao Paço de Lanheses.
Um festival internacional que promove o intercâmbio cultural entre os vários países participantes.



Um evento que se prolongou ao longo da noite, com músicas, cantares e danças diversificadas e representativas das tradições culturais de vários locais do globo.


O Caçador esteve presente em representação de Portugal, da região beiraltina e da cidade de Viseu.




Agradecemos o convite e a forma como o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses nos recebeu na sua terra, bem à maneira minhota, com sua a alegria característica.

E a terminar a noite, já depois da meia-noite foi o momento de cantarmos os parabéns à nossa menina Teresa Almeida, uma tradição que se mantém ano após ano, de a nossa Directora Técnica celebrar com a sua família folclore mais um aniversário.



Uma nota importante para o facto de este ter sido o último festival que o amigo e componente Augusto esteve connosco, horas depois partia sem que nada o fizesse prever, fica a saudade de um senhor que sempre se pautou pela descrição, tendo sempre uma postura ímpar enquanto esteve connosco. 



O Caçador ficou mais pobre...

Sem comentários:

Enviar um comentário