domingo, 5 de abril de 2020

São João da Ribeira - Rio Maior

A 06 de Julho fomos até São João da Ribeira, Rio Maior, para participar no XXXIII Festival de Folclore do Grupo de Danças e Cantares de São João da Ribeira.
Um destino que nos é familiar pois já não é a primeira vez que fazemos permuta com este grupo amigo, para nós Caçador é sempre um prazer voltar a casa de que nos trata bem.


No programa estava prevista a visita ao seu Museu Rural e Etnográfico, uma referência a nível cultural, um trabalho que começou em 1993, quando o grupo de Danças e Cantares de São João da Ribeira iniciou uma recolha de utensílios ligados ao trabalho rural e doméstico, assim como roupas e outros objectos. O Museu que hoje podemos visitar era um antigo lagar de vinho degradado que foi objecto de cuidado restauro.
Os objectos expostos poderão, assim, ser revistos pelos seus pretéritos utilizadores, e admirados por aqueles que pertencem a gerações mais novas, nascidas e criadas à sombra das tecnologias que lançaram para o esquecimento grande parte destes instrumentos.



Segui-se a Sessão de boas-vindas a todos os grupos participantes, com a habitual entrega de lembranças, evento que se realizou na sede do grupo local, com representantes das entidades oficiais e de cada grupo participantes no festival.



Ao final da tarde, decorreu o jantar de degustação dos sabores da região, que teve o condão de ser um momento de convívio e confraternização entre todos os participantes.



E por fim o momento alto do evento, as apresentações de cada um dos grupos participantes no Festival, para além de ter São João da Ribeira, o Rancho Folclórico Os Fazendeiros de Lagameças, de Palmela, o Rancho Folclórico de Lorvão, de Penacova e o Grupo Folclórico do Centro de Convívio de Albitureiras, de Santarém.



O Rancho do Caçador levou até Rio Maior algumas das tradições e costumes da sua região em representação da Região Beiraltina - Dão Lafões.



Um agradecimento ao Grupo de Danças e Cantares de São João da Ribeira pela forma carinhosa como acolheu o Caçador, foi mais uma permuta e por certo não será a última.


Sem comentários:

Enviar um comentário