sábado, 4 de abril de 2020

36º Festival de Folclore Nacional do Caçador

Este ano a nossa Festa de Folclore decorreu a 29 de Junho 2019, o 36º Festival de Folclore Nacional do Caçador.
Uma festa que começa bem antes do dia do evento, com todos os preparativos de um dia que se pretende especial, onde gostamos de deixar bem vincada a marca Caçador.
Gostamos de receber bem e proporcionar a quem nos visita uma estadia agradável em terras beiras, para que possam levar consigo o Caçador no coração.



Com a chegada dos grupos, estava guardada uma surpresa que envolvia a participação de todos os participantes. Tal como tinha acontecido no ano transacto, com grande êxito, convidámos os vários grupos a dançar uma música da região em jeito de romaria com várias rodas compostas por pares de todos os grupos, algo que resultou na perfeição.
Os ensaios tiveram o condão de proporcionar o convívio e a interacção entre os vários 
elementos do grupo, numa envolvente fantástica de animação entre todos.



Um convívio que se prolongou para a etapa seguinte, a hora do jantar, um magnifico banquete servido sob a batuta da D. Emília, onde os presentes saborearam alguns dos sabores da gastronomia típica da região.



Ao início da noite, deu-se inicio ao Festival propriamente dito, com a entrega de lembranças aos Grupos feitas por algumas entidades oficiais da região, encabeçadas pelo Vereador da Cultura de Viseu, o Dr. Jorge Sobrado, que aproveitou para endereçar umas palavras aos grupos participantes que nos visitaram, mas em especial ao Caçador, pelo seu papel na preservação da cultura do povo.



Com a apresentação do Festival de Folclore a cargo, uma vez mais, do amigo Miguel de Almeida, seguiram-se as apresentações de cada um dos dos grupos, que trouxeram a Viseu um pouco das suas tradições.




Muito público para assistir a esta festa do folclore, com grupos de grande qualidade, onde mostraram a autenticidade dos seus usos e costumes e a riqueza da diversidade do folclore das várias regiões do país.

Grupo Etnográfico da Região de Coimbra - Coimbra - Gândara, Bairrada e Mondego

Grupo de Danças e Cantares de S. João da Ribeira - Rio Maior - Ribatejo

Rancho das Lavradeiras da Trofa  -Trofa - Douro Litoral Norte
Rancho Folclórico do Caçador - Viseu - Dão Lafões

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses - Viana do Castelo - Alto Minho
Por fim, uma palavra de agradecimento a todos os amigos que nos ajudaram no sucesso do Festival, aos grupos participantes, mas em especial a todos os componentes do Rancho do Caçador, uma vez mais demonstraram que todos juntos fazemos a diferença.
Para o ano há mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário