domingo, 10 de março de 2019

Santo Estevão - Tavira

No fim de semana de 21/22 de Julho 2018 ficou reservada uma longa viagem até ao Algarve, mais propriamente a Santo Estevão, uma freguesia do concelho de Tavira.
Foi um convite do Rancho Folclórico de Santo Estevão para participarmos no seu XXVIII Festival Nacional de Folclore.



Estas actuações quando decorrem em mais que um dia têm o condão do grupo conviver ainda mais do que o habitual o que ajuda a fortalecer o seu espírito de grupo.
Depois de cerca de 6 horas de viagem e 650 Km percorridos "acampamos" perto de Tavira onde o grupo almoçou em grande clima de confraternização.




Estar no Algarve e não irmos à praia seria o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa, por isso a tarde foi destinada a uns mergulhos na Praia de Manta Rota.




No final da tarde e após uma visita ao local onde iríamos pernoitar, já em Santo Estevão seguia-se o Jantar convívio com todos os grupos participantes no Festival.



Isto, porque era necessário repor energias, pois a noite previa-se longa.
Um pequeno desfile pela ruas desta típica aldeia algarvia levou-nos até ao local onde se iria realizar o festival, um polidesportivo a céu aberto que se vestiu a rigor para nos receber fazendo do local um autentico arraial.



A anteceder o inicio do desfile dos grupos participantes decorreu a cerimónia de entrega de lembranças e onde as entidades oficiais puderam dar as boas vindas ao grupos que se deslocaram de vários pontos do país.
O Rancho do Caçador levou até ao Algarve um pouco da suas tradições em representação da Região Dão Lafões, em cerca de meia hora de atuação, com as nossas músicas e danças que tanto nos caracteriza.






Após o terminus do festival fomos para o Pavilhão Municipal de Luz da Tavira onde iríamos pernoitar e tentar descansar um pouco, é claro que foi mesmo tentar, pois as brincadeiras duraram até altas horas da noite e o madrugar foi cedo pois muita gente mal viu o sol raiar levantou-se logo para se preparar para a viagem de regresso.
E após o Grupo local nos presentear com um pequeno almoço recheado, e depois dos agradecimentos pela forma como fomos recebidos e acarinhados por esta gente algarvia, seguimos o nosso caminho com destino a Viseu.



A anteceder o regresso uma paragem para almoçar numa estação de serviço já perto de Santarém e uma outra para uma breve visita ao Santuário de Fátima.



Apesar do cansaço estas atuações que envolvem mais tempo ficam sempre na memória dos componentes. Sem dúvida que será para repetir.

Sem comentários:

Enviar um comentário