domingo, 10 de março de 2019

Europeade - Viseu 2018

A 55ª edição da EUROPEADE deste que é o maior, o mais antigo e mais relevante encontro de folclore e etnografia da Europa , decorreu em Viseu de 25 a  29 de Julho. Durante cinco dias, todos os caminhos além-fronteiras tiveram um destino comum: Viseu, o palco privilegiado da etnografia e do “folk”. Estavam inscritos no festival 5400 participantes de 203 grupos de 24 nacionalidades.
O maior festival europeu de folclore pôs a cidade a “mexer”, naquela que foi uma “edição participada e feliz” e teve um grande impacto económico e turístico na cidade-região.
Pelo menos 100 mil pessoas, entre viseenses, visitantes e turistas reuniram-se em “Viseu, Cidade Europeia do Folclore” para celebrar e viver de perto a magia e diversidade cultural, participando do Festival EUROPEADE, que decorreu em ruas, praças e parque da cidade, vestidas a preceito.
As performances de rua – mais de 150 diárias –, nos 10 palcos (im)prováveis, foram dos momentos mais participados do Festival. Também a “Noite de Boas-Vindas” , os Bailes das crianças e adultos, e os concertos tiveram “casa” cheia, para além de “puxarem” o público à dança e convívio. 



Houve de facto, um grande  envolvimento dos grupos folclóricos e da população de Viseu no acolhimento do evento e dos seus participantes de muitas nacionalidades distintas.



O Rancho do Caçador atuou num desses palcos improváveis, no nosso caso no Parque do Fontelo, em representação de Portugal e da região beiraltina. 




O desfile, um dos eventos mais aguardados, estima-se que 50 mil pessoas tenham assistido ao longo do percurso de dois quilómetros, entre o Parque do Fontelo e o Rossio. Também as Cerimónias de Abertura e Encerramento do evento, que tiveram transmissão em direto para o canal de Youtube do Município, conquistaram todos os presentes.






Também estivemos presentes quer na cerimónia de abertura, com alguns elementos da nosso coro e tocata, e em especial na cerimónia de encerramento, onde perante um estádio do Fontelo repleto, atuamos em várias frentes.






A receção entusiástica do festival por parte da população e dos turistas significa um passo importante na reconciliação do público com o folclore e as tradições populares, em Viseu, mas também na região e no país. O Folclore com este evento voltou a ser colocado no patamar que merece.



Para o Caçador, a envolvência do festival foi tanta que ficou a vontade de estarmos em 2019 na Alemanha, em Frankenberg, na passagem de testemunho, como um dos grupos que irá representar Portugal e a cidade de Viseu.

Sem comentários:

Enviar um comentário