quinta-feira, 30 de julho de 2020

56ª Edição da Europeade - DIA 6

DIA 6 - 20 Julho 2019:

Para sábado, sexto dia da nossa viagem, estava destinado como momento alto o Desfile da Europeade. Com a manhã um pouco mais livre, tudo foi feito com um pouco mais de calma e descontração, havendo lugar para alguma diversão entre a juventude do grupo e não só. 


De partida para Frankenberg, onde um par representativo de cada grupo ia participar numa cerimónia de boas-vindas com o presidente do comité da Europeade, Rüdiger Hess.

Os restantes elementos do grupo enquanto aguardavam, presenciaram à atuação do grupo de Verde Gaio que atuava num dos palcos improváveis, com lugar a um pézinho de dança a convite do grupo amigo de Viseu.



Seguimos caminho para a mega tenda onde almoçámos uma vez mais, para repor forças que antecedia o evento da tarde. 


No lugar 149, que nos estava reservado, partimos em representação orgulhosamente de Portugal, e da cidade de Viseu.


O Desfile Europeade, é sempre um impressionante cortejo de cores vibrantes representando o que bom tem a Europa, a cultura e a união entre os povos. 




Um desfile acompanhado por milhares de pessoas ao longo do percurso que vibraram com os participantes e fizeram deste evento um dos mais marcantes destes dias na Europeade.





Após o jantar em Batttengerg, ainda nos deslocámos a Frankenberg para uma festa de despedida, Europeade By Night, um grande convívio entre os participantes do evento de durou até altas horas da madrugada.


quarta-feira, 29 de julho de 2020

56ª Edição da Europeade - DIA 5

DIA 5 - 19 Julho 2019:

Fizemos a chegada à parte histórica da cidade pela ponte Severinsbrucke, que nos deu logo uma perspectiva da beleza da cidade que se estende ao longo do Rio Reno, com destaque claro para a sua imponente Catedral, Kölner Dom, a qual tivemos o prazer de visitar o seu interior.

Colónia, uma cidade com 2000 anos que se estende ao rio Reno na Alemanha ocidental, 
é o centro cultural da região, de colonização romana, é uma cidade que possui muita história.
O nosso ponto de paragem, a Catedral de Colónia (Kölner Dom) é o principal cartão de visita da cidade e o monumento histórico mais visitado na Alemanha.
Esta obra prima da arquitetura gótica é o elemento central da cidade, surgindo destacado na paisagem envolvente. 
A sua construção começou em 1248, para substituir o velho templo que albergava os restos mortais dos 3 Reis Magos, trazidos para a cidade em 1164. Estas relíquias tornaram a Catedral num importante centro europeu de peregrinação.
Foi junto à Catedral que tivemos o prazer de encontrar o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, que também resolveu neste dia, visitar os encantos destas bela e imponente cidade alemã.
Com o tempo reduzido para visitar a cidade resolvemos explorar a cidade ao longo do Rio Reno, passando por alguns dos monumentos importantes como a Rathausplatz, e a Igreja Kirche Sta Martim, até ao Museu do Chocolate.
Regressámos ao ponto de encontro para retornar pela famosa Hohe strasse, uma rua bastante movimentada onde se encontram as lojas das grandes marcas internacionais,
com o grupo a desfrutar de forma divertida e sempre com grande animação.
De coração cheio, dado a beleza da cidade que visitámos, já no final era hora de regressar a Battenberg, pois ainda tínhamos compromissos na aldeia que nos acolheu.
Para a noite, a seguir a um jantar improvisado ao ar livre junto dos nossos aposentos, houve lugar a festa típica alemã organizada por Battenberg e oferecida a todos os grupos que estavam alojados nesta típica comunidade. 
Deu para sentir o perfume da tipicidade germânica, onde a alegria e a boa disposição estiveram presentes, num convívio de salutar entre os habitantes e os grupos presentes de vários países.
A noite na escola de Battenberg nunca terminava sem um habitual convívio nos corredores  em que para além dos componentes do Caçador, outros elementos dos grupos que também pernoitavam na nossa se escola, se juntavam para momentos de convívio que iam até altas horas da madrugada.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

56ª Edição da Europeade - DIA 4

DIA 4 - 18 Julho 2019:

O quarto dia, era de intensa actividade em termos de folclore.
Um primeiro grupo partia para Frankenberg para os ensaios da passagem de testemunho da bandeira da Europeade em que iríamos participar com 4 elementos do Caçador, enquanto o resto se preparava para a actuação de rua prevista.



Uma actuação num dos inúmeros palcos montados na cidade, tivemos o privilégio de ter connosco um público especial, a comitiva viseense liderada pelo Presidente da Câmara de Viseu, o Dr. Almeida Henriques. 



Também eles encarnaram o espírito deste evento e participaram numa das danças em que chamamos ao palco algum do público presente numa troca de experiências multi-cultural.



Após o almoço, estávamos convidados para a Apresentação do Livro Europeade 2018 junto à Câmara local, feita pelo nosso presidente e com a presença do Presidente da Europeade e dos outros grupos que representaram a cidade de Viseu.


Para a noite estava guardado um dos momentos altos do evento, a cerimónia de abertura, onde o Caçador iria participar em duas frentes. 


Perante alguns milhares de espectadores que enchiam por completo as bancadas do mini-estádio da Europeade, a 1ª participação teve lugar com a passagem de testemunho da Bandeira da Europeade de Viseu para Frankenberg, um momento emotivo e de grande simbolismo.


Segui-se o desfile de vários grupos de toda a Europa, num deslumbrante espectáculo de música, dança e tradições.



Foi também na cerimónia de abertura que fizemos a nossa participação, o Encadeia, encantou quem presenciou, um momento de grande beleza, que levou bem alto o nome do Caçador.




56ª Edição da Europeade - DIA 3

Dia 3 - 17 de Julho 2019: 

Após 20 horas de viagem chegávamos à cidade de Frankfurt, e podemos acompanhar o nascer do sol com uma vista privilegiada sobre esta enorme cidade conhecida por ser a Manahattan da Europa, o maior centro financeiro da Europa Continental, aqui estão sediados o BCE, Banco Central Europeu, o Banco Federal Alemão e a mais importante bolsa de valores da Alemanha.




Uma cidade cortada pelo rio Main, onde podemos verificar o contraste entre a parte antiga da cidade e parte moderna, com os seus enormes arranha céus.


Estacionámos o autocarro nas margens do Rio Main, junto à ponte de ISERNER STEG (Ponte de Ferro).
Esta ponte de ferro, construída em 1868 possui 170 metros de comprimento e foi construída com uma treliça de aço. A ponte foi explodida nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, mas foi reconstruída pouco depois, no ano de 1946. 
Actualmente, é um local muito frequentado por turistas, já que se trata de uma ponte exclusiva para pedestres, e onde se destaca cerca de 2 toneladas de cadeados que os enamorados colocam para selar o seu amor.
Seguimos em direcção à KAISERDOM (Catedral de São Bartolomeu).
A Kaiserdom é a Catedral de Frankfurt e a igreja católica mais importante da cidade. 
A igreja original foi construída no século VII, mas a que vemos hoje data de 1550.
Ela chama a atenção por sua fachada avermelhada e sua alta torre de 95 metros de altura, onde alguns componentes tiveram oportunidade de visitar e ter uma vista panorâmica sobre a cidade.
Também em estilo gótico, seu interior foi totalmente queimado na 2ª guerra, mas seu exterior foi um dos únicos que permaneceu inteiro. Os reis do sacro Império Romano também eram coroados nela. 

Perto da catedral temos a RÖMER PLATZ, a principal praça da histórica cidade velha de Frankfurt, localizada bem no coração do centro histórico da cidade e tem diversas casinhas coloridas com arquitetura típica circundando a praça. 
Ela tem esse nome que seria “Praça Romana” desde o tempo em que a Alemanha era parte do Império Romano.
Nesta praça situa-se o KAISERSAAL em Frankfurt Am Main, o prédio mais importante da praça e sua construção original foi no século XV, era aqui que os imperadores foram coroados durante vários séculos.
Continuando a explorar a cidade visitámos a IGREJA DE SÃO NICOLAU, Alte Nikolaikirche, uma igreja medieval protestante construída no século XII e reconstruída no século XV.
Ela fica localizada perto da prefeitura da cidade. 
Alguns de seus destaques são seus 51 sinos e sua fachada de pedras avermelhadas.

Continuamos a explorar os recantos da cidade aproximando-nos para parte moderna da cidade, com as suas ruas mais comerciais e bastante movimentadas, até chegarmos à Eurotower, um prédio de 40 andares e 148 metros de altura, construído entre 1973 e 1977. Ele serviu como sede do Banco Central Europeu até março de 2015.
Atualmente, o Banco Central Europeu está localizado em 3 edifícios na Sonnemannstrasse.

A grande surpresa foi a vinda da nossa guia Murriel que esteve connosco nesta visita a Frankfurt.
Ainda houve tempo para degustar algumas das iguarias da cidade num almoço livre para quem o desejasse ou nas margens do rio em forma de piquenique.
E saímos deslumbrados desta linda cidade alemã, o destino agora era Frankenberg, a cerca de 2 horas de Frankfurt.
Era altura de conhecer os aposentos onde iríamos ficara alojados nos próximos dias, numa escola de Battenberg, a escassos 15 Km de Frankerberg.

E foi para onde seguimos, estava na hora de confirmar a nossa chegada, levantar e distribuir os Kits Europeade a cada componente do grupo, seguir para a tenda da Europeade onde jantámos juntamente com os milhares de participantes deste festival, num mega jantar convívio.
E para terminar o dia, a recepção dos grupos na praça principal de Frankenberg, um momento de convívio geral, com muita música, dança, e se começava a recriar o bom espírito que se vive na Europeade.

Era hora de regressar aos aposentos na escola de Battenberg para um merecido descanso, depois de uma longa viagem e muitas emoções vividas.
Amanhã era outro dia.