Após 20 horas de viagem chegávamos à cidade de Frankfurt, e podemos acompanhar o nascer do sol com uma vista privilegiada sobre esta enorme cidade conhecida por ser a Manahattan da Europa, o maior centro financeiro da Europa Continental, aqui estão sediados o BCE, Banco Central Europeu, o Banco Federal Alemão e a mais importante bolsa de valores da Alemanha.
Uma cidade cortada pelo rio Main, onde podemos verificar o contraste entre a parte antiga da cidade e parte moderna, com os seus enormes arranha céus.
Estacionámos o autocarro nas margens do Rio Main, junto à ponte de ISERNER STEG (Ponte de Ferro).
Esta ponte de ferro, construída em 1868 possui 170 metros de comprimento e foi construída com uma treliça de aço. A ponte foi explodida nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, mas foi reconstruída pouco depois, no ano de 1946.
Actualmente, é um local muito frequentado por turistas, já que se trata de uma ponte exclusiva para pedestres, e onde se destaca cerca de 2 toneladas de cadeados que os enamorados colocam para selar o seu amor.
Seguimos em direcção à KAISERDOM (Catedral de São Bartolomeu).
A Kaiserdom é a Catedral de Frankfurt e a igreja católica mais importante da cidade.
A igreja original foi construída no século VII, mas a que vemos hoje data de 1550.
Ela chama a atenção por sua fachada avermelhada e sua alta torre de 95 metros de altura, onde alguns componentes tiveram oportunidade de visitar e ter uma vista panorâmica sobre a cidade.
Também em estilo gótico, seu interior foi totalmente queimado na 2ª guerra, mas seu exterior foi um dos únicos que permaneceu inteiro. Os reis do sacro Império Romano também eram coroados nela.
Perto da catedral temos a RÖMER PLATZ, a principal praça da histórica cidade velha de Frankfurt, localizada bem no coração do centro histórico da cidade e tem diversas casinhas coloridas com arquitetura típica circundando a praça.
Ela tem esse nome que seria “Praça Romana” desde o tempo em que a Alemanha era parte do Império Romano.
Nesta praça situa-se o KAISERSAAL em Frankfurt Am Main, o prédio mais importante da praça e sua construção original foi no século XV, era aqui que os imperadores foram coroados durante vários séculos.
Continuando a explorar a cidade visitámos a IGREJA DE SÃO NICOLAU, Alte Nikolaikirche, uma igreja medieval protestante construída no século XII e reconstruída no século XV.
Ela fica localizada perto da prefeitura da cidade.
Alguns de seus destaques são seus 51 sinos e sua fachada de pedras avermelhadas.
Continuamos a explorar os recantos da cidade aproximando-nos para parte moderna da cidade, com as suas ruas mais comerciais e bastante movimentadas, até chegarmos à Eurotower, um prédio de 40 andares e 148 metros de altura, construído entre 1973 e 1977. Ele serviu como sede do Banco Central Europeu até março de 2015.
Atualmente, o Banco Central Europeu está localizado em 3 edifícios na Sonnemannstrasse.
A grande surpresa foi a vinda da nossa guia Murriel que esteve connosco nesta visita a Frankfurt.
Ainda houve tempo para degustar algumas das iguarias da cidade num almoço livre para quem o desejasse ou nas margens do rio em forma de piquenique.
E saímos deslumbrados desta linda cidade alemã, o destino agora era Frankenberg, a cerca de 2 horas de Frankfurt.
Era altura de conhecer os aposentos onde iríamos ficara alojados nos próximos dias, numa escola de Battenberg, a escassos 15 Km de Frankerberg.
E foi para onde seguimos, estava na hora de confirmar a nossa chegada, levantar e distribuir os Kits Europeade a cada componente do grupo, seguir para a tenda da Europeade onde jantámos juntamente com os milhares de participantes deste festival, num mega jantar convívio.
E para terminar o dia, a recepção dos grupos na praça principal de Frankenberg, um momento de convívio geral, com muita música, dança, e se começava a recriar o bom espírito que se vive na Europeade.
Era hora de regressar aos aposentos na escola de Battenberg para um merecido descanso, depois de uma longa viagem e muitas emoções vividas.
Amanhã era outro dia.