domingo, 11 de junho de 2017

34º Festival Nacional de Folclore do Caçador - Grupo Folclórico da A.C.R. de Nª Sra. Aparecida

O Grupo Folclórico da A.C.R. Sr.ª Aparecida, vem de Lousada e representa o Folclore da região de Entre Douro e Minho.


A 9 Km do concelho de Lousada, no seio das freguesias do Torno e de Vilar do Torno, fica situada a povoação da Senhora Aparecida, atualmente Vila. Desde sempre foi uma aldeia muito rural, com características que espelham a sua localização entre Douro e Minho. 

O Grupo Folclórico da A.C.R. Sr.ª Aparecida nasceu em 1983, através da Educação Básica de Adultos.
Ao longo da sua existência tem-se dedicado à recolha, preservação e divulgação da cultura popular portuguesa, nomeadamente ao nível dos usos e costumes da região onde está inserida.

Organiza, anualmente, um festival nacional de folclore (alguns têm sido internacionais) e participa em diversos eventos ao longo de todo o país e estrangeiro, como forma de divulgação do trabalho desenvolvido em prol das tradições populares.
  
Da história do grupo fazem parte atividades como o Verão Cultural e as Rusgas à Sr.ª Aparecida, enquadradas na Romaria da terra. Durante anos foi responsável pela dinamização da Escola de Música, desenvolvendo a sensibilidade musical de crianças e jovens, alguns dos quais continuam ligados a atividades culturais e artísticas.

Todos os anos, organiza o Magusto, a Ceia de Natal, e as Janeiras, que animam as ruas da terra.



Sem comentários:

Enviar um comentário