domingo, 11 de junho de 2017

34º Festival Nacional de Folclore do Caçador - Grupo Etnográfico de Samuel

O Grupo Etnográfico de Samuel (GES) é um dos grupos que nos visita, vem de Coles de Samuel, concelho de Soure, representa a Beira Litoral, mais propriamente a região da Gândara, Bairrada e Mondego. 



O GES insere-se na Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel uma Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública, fundada em 1982. 
A Associação tem como objectivos a promoção social, no âmbito da Segurança Social, designadamente no apoio à infância e à juventude, à família, à integração social e comunitária e à protecção dos cidadãos na velhice e invalidez, dinamizando igualmente o desenvolvimento local e endógeno da região. 
Desenvolve ações de formação para a população activa e apoia a dinamização económica de todos os setores de atividade, para além de outras áreas de necessidade, tais como a saúde e a prestação de serviços à comunidade.
Apoia a promoção cultural, recreativa e desportiva da freguesia de Samuel, podendo estender a sua intervenção a qualquer outra área de interesse coletivo, tais como a promoção da integração europeia e o desenvolvimento de relações internacionais, nomeadamente através da realização de atividades de intercâmbio e geminação, bem como a promoção da igualdade de género e de oportunidades.



O GES foi fundado em 02 de Junho de 1984 e teve o aval do conselho técnico da Federação de Folclore Português em10 de Maio de 1990, passando assim a fazer parte da família do folclore em 03 de Junho de 1990.
Dedica-se ao estudo etnográfico da região, tendo como objectivo representar os usos, costumes, danças,cantares e tradições da nossa freguesia, de há mais de cem anos atrás.



Sem comentários:

Enviar um comentário