terça-feira, 16 de julho de 2013

Pevidém - Guimarães

 
Está marcada para 27 de Julho, a visita a Guimarães, mais concretamente a Pevidém, a convite do Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém, para participar no seu 37º Festival Internacional de Folclore.
Pevidém, corresponde territorialmente à freguesia de S. Jorge de Selho pertencente  ao concelho de Guimarães, sendo parte integrante da zona urbana. Está situada entre o rio Ave e seu afluente o Selho, e dista 6 quilómetros da sede do concelho.
Pevidém é hoje um núcleo industrial de grande importância, labutando nas suas fábricas vários milhares de trabalhadores nomeadamente do ramo têxtil.



Castelo de Guimarães
 
Este Grupo Folclórico foi fundado em 25 de Abril de 1947, registado e aprovado pelo então Governador Civil do Distrito de Braga. Na mesma data, foram concedidos ao Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém, estatutos que constam de onze capítulos e vinte e sete artigos. Criado oficialmente por escritura, que foi lavrada e assinada no Cartório Notarial de Guimarães e publicado no Diário da República de 20 de Maio do ano acima referido. O G.R.F.A.P.G., havia nascido alguns anos antes, como festada, por força forte e rica tradição folclórica do povo da sua terra, em que os responsáveis pelo Grupo, pesquisaram as Danças, Cantares e Trajes de outras tradições de épocas situadas entre o séc. XVIII e XIX. O G.R.F.A.P.G., é filiado na Federação do Folclore Português, da qual tem beneficiado de ajuda técnica para seguir no folclore o caminho da verdadeira autenticidade. Até à data presente, efetuou centenas de atuações Folclóricas em Festas, Cortejos, Arraiais e Romarias, não só em Portugal e nas ilhas, como nomeadamente em França e Suíça. Participou em Espanha no "Portugal no Festival Mundial das Astúrias", Este Grupo já possuí cassetes e cds gravados. Dos concursos que concorreu, Festas do Traje de Barcelos, Porto e Lisboa, conquistou os primeiros prémios e nos restantes, várias medalhas. Vestindo e tocando, como faziam na sua região as gentes do passado, na defesa do património cultural do povo, de uma região entre o Minho e Douro, o G.R.F.A.P.G., é composto por cerca de 50 elementos. O G.R.F.A.P.G. é o mais antigo Grupo Regional Folclórico de Guimarães.


O  37º Festival Internacional de Folclore, terá início pelas 21h00, na Praça Francisco Inácio - Pevidém, com a participação de seis grupos representativos do folclore nacional e dois grupos estrangeiros, um da vizinha região da Galiza - Espanha e outro do México.

 

Grupos participantes:
- Rancho Folclórico de Maiorca - Figueira da Foz
- Grupo Etnográfico de S. Pedro de Paus - Resende
- Associación Folclórica Cultural e Xuvenil - Galiza
- Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém - Guimarães
- Rancho Folclórico do Caçador - Viseu
- Rancho Folclórico Sociedade de Recreio e Educativa da Romeira - Santarém
- Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Pedroso" - V. N. de Gaia
- Compañia Folklóririca Son Mestizo - México
 

Local do Festival: Praça Francisco Inácio 

Sem comentários:

Enviar um comentário