quarta-feira, 15 de maio de 2019

Programa REVITALIZAR

O “Viseu Cultura” lançou o programa REVITALIZAR, direcionado para projetos de rejuvenescimento e valorização do Folclore e outras manifestações culturais tradicionais de raiz popular. 
Nesse âmbito, o Rancho Folclórico do Caçador, propôs levar o folclore e a etnografia a algumas escolas da sua freguesia no âmbito do projeto “Caçador – a Alma das suas gentes para miúdos”.


Este projeto teve como objetivo levar o folclore e a etnografia às crianças de um modo a dar-lhes a conhecer a realidade vivida pelos seus antepassados.
Nesta sequência o nosso projeto consistiu na preparação duma apresentação para dar a conhecer aos jovens da nossa freguesia, nomeadamente nas escolas de Barbeita, Viso e Póvoa de Sobrinhos o que é o folclore e a etnografia.
Assim procedeu-se a uma recriação das atividades agrícolas com elementos do grupo de modo a obter as imagens para a elaboração de um DVD, realizado pelos componentes do Rancho Folclórico do Caçador, com uma representação fidedigna de como eram executados esses trabalhos naquele tempo, nomeadamente trabalhos agrícolas, nesta região do Caçador.
Na primeira parte fizemos uma apresentação do grupo, e explicámos a definição do conceito de folclore e a etnografia. 



Na segunda parte, fez-se a apresentação do DVD, descrevendo-se aquilo que se estava a ver mostrando fisicamente alguns dos instrumentos que apareciam nas imagens, de modo a permitir o contato direto com os mesmos.



Uma terceira parte reservada à apresentação de trajes, para as crianças perceberem os diferentes tipos de trajes que se usavam, nomeadamente, trajes de romaria, de ver a deus, de trabalho, trajes das crianças, o modo como as crianças antigamente brincavam entre outras coisas.





E por fim, uma quarta parte destinada à música, onde podemos proporcionar a estes jovens um momento em que também eles dançaram e cantaram músicas que os seus avós e bisavós dançavam no terreiro.


Escola do Viso
Tiveram a oportunidade de dançar a “Pomba” e a “Margarida moleira”, no momento alto desta apresentação e sem dúvida foi o momento que a criançada mais gostou.


Escola Primária de Barbeita


Escola Primária da Póvoa de Sobrinhos


Escola do Viso

Sem comentários:

Enviar um comentário