quarta-feira, 4 de julho de 2012

29º Festival do Rancho do Caçador

Decorreu no passado sábado, dia 30 de Junho, o nosso festival nacional, com a participação de seis grupos folclóricos, a saber, para além do Rancho Folclórico do Caçador, o Rancho Folclórico "As Tecedeiras" de Bidoeira de Cima, Leiria, o Grupo Folclórico da Região de Ovar, o Grupo Folclórico "Os Camponeses de D.Maria", Sintra, o Rancho Folclórico Nossa Senhora dos Altos Céus, Espinho e por fim o Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, Esposende.




Os nossos simpáticos guias, aguardaram a chegada dos respectivos grupos, para os poderem apoiar em tudo o que fosse necessário, durante a sua estadia na nossa terra.  



Na associação preparava-se o repasto, composto pela famosa sopa de pedra, para além de um delicioso arroz com carne de porco, supervisionado pela Tia Emília, com o auxilio de mais alguns componentes do rancho.




No salão, já previamente preparado, aguardava-se apenas a hora do jantar e a chegada dos grupos para se puder servir o jantar. 








Numa noite fria de Verão, o festival inicio-se à hora prevista. As entidades presentes, nomeadamente o Sr. Vereador da Câmara Municipal de Viseu, o Prof. Lemos e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Rio Loba, tiveram oportunidade de fazer um pequeno discurso de boas-vindas e fazer a entrega das lembranças aos grupos participantes.
A apresentação do festival, coube, como é costume, ao amigo Miguel de Almeida.





A qualidade dos grupos presentes só fazia prever a excelência do festival que se veio a comprovar com o decorrer do festival. De notar a grande moldura humana que se deslocou para vir assistir ao nosso festival.














Em suma, o  festival do rancho do caçador é sem dúvida o ponto alto do ano desta colectividade.
É a altura em que mostra-mos o nosso trabalho e retribuímos a gentileza, da forma como somos tratados nas terras por onde passamos.
Mas, a organização de um festival, requer uma logística que sem a ajuda de todos é impossível de concretizar.
É por isso que a união e a força de todos os componentes sem excepção, contribuíram para que tudo corresse na perfeição.
Tentamos fazer o melhor, para que a imagem do Caçador e das suas gentes seja recordada e que fique o desejo de um dia regressar.

1 comentário:

  1. Belas fotografias, tiradas nos momentos certos e traduzem em parte aquilo que foi o nosso festival... é pena que momentos como as limpezas (que até aí nos divertirmos) não estejam englobadas :) sempre em diversão, foi um bom dia, junto de todos... belo trabalho nuno parabéns

    ResponderEliminar