E a 8 de Dezembro foi dia de festa no Caçador, celebrámos o nosso XXXV Aniversário do Rancho Folclórico do Caçador.
35 anos a trabalhar em prol do folclore, sempre no sentido de preservar as tradições e costumes da região que representamos com orgulho.
Um dia em que reunimos a "família" e os amigos do grupo e comemoramos mais um ano de vida desta instituição que é uma referência não só a nível local, mas assim de tudo nacional em termos de folclore.
E o dia começa bem cedo, dedicado à nossa padroeira, a Nossa Senhora da Conceição, com uma Eucaristia realizada na nossa associação e celebrada pelo Padre Carlos, pároco da freguesia e amigo do grupo.
Uma cerimónia onde se destaca o coro formado por gente da casa e alguns ex-componentes que lhe dão um colorido especial em termos músicas.
Segui-se um grande almoço convívio, sob a batuta da "Chef Emília", oferecido a todos os presentes, amigos, familiares e convidados.
Este ano em representação da Câmara Municipal de Viseu tivemos a simpática Vereadora Cristina Brasete, que fez questão de nos presentear pelos 35 anos de vida e esteve connosco a sentir um pouco das emoções que vivemos neste dia.
Ainda antes de cantarmos os parabéns ao "Caçador", houve lugar a algumas homenagens feitas a vários elementos do grupo, ao Rafael e à Ana, pelo trabalho desenvolvido em várias atividades que realizámos ao longo do ano e ao Tio Celestino e à Tia Deolinda pela sua ligação e dedicação ao grupo ao longo deste imensos anos que levam como componentes, porque o reconhecimento deve ser feito enquanto as pessoas estão presentes.
Para a tarde cultural estava reservado um misto de folclore, música popular e um espectáculo de variedades proporcionado pelos componentes do grupo que de forma divertida procuram acima de tudo tornar este dia ainda mais especial.
O Rancho do Caçador abriu as hostilidades, com a sua actuação, apresentada pelo amigo Miguel de Almeida que ano após ano faz questão de estar presente e de forma natural e bem à sua maneira conta a história das músicas que o grupo interpreta.
Seguiram-se os convidados, o Rancho Folclórico Verde Gaio de Lordosa, um grupo amigo que pertence também à região de Viseu, onde podemos observar alguns contrastes de algumas músicas que temos em comum, mas que são dançadas de forma diferente, o que prova que mesmo perto a diversidade de folclore é imensa.
E a surpresa da tarde, pelo menos porque não estava anunciada, foi a presença dos amigos de Ílhavo, que fizeram questão de estar presentes nesta data marcante dos 35 anos de vida do Rancho do Caçador.
Uma ligação especial que o Caçador tem com o Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo que perdura no tempo.
Com eles trouxeram um pouco da cultural tradicional e popular da zona vareira.
E por fim, a prata da casa a abrilhantar o resto da tarde com algumas atuações "extra folclore" a mostrar que nesta associação também temos artistas, em que todos os componentes participam de forma divertida.
E a festa terminou, com a homenagem à nossa cidade, ao som de "Viseu, Senhora da Beira" de que nos orgulhamos de pertencer e representar.
Um agradecimento aos grupos convidados pela sua presença, aos nossos amigos que ano após ano estão presentes neste grande convívio e em especial a todos os componentes por tudo o que fazem pelo grupo, pois sem a união de todos, tudo seria mais difícil fazer acontecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário